Fiscalização e Gerenciamento de Projetos e Obras

Para tudo nessa vida é necessário uma gestão que faça funcionar muito bem tudo o que queremos tirar do papel. 

Seja na área familiar, pessoal, profissional ou em qualquer outra, temos que buscar pessoas que contribuam de maneira positiva com o nosso projeto. Desta forma, fica mais fácil de alcançar o objetivo final.

Na área de engenharia civil não poderia ser diferente! Para ter êxito em toda obra, desde os projetos até o término da construção, é necessário ter em mente que o gerenciamento e a fiscalização o ajudarão, de maneira eficaz, a realizar seu projeto.

No artigo de hoje, vamos ler um pouco sobre esse tema que tem se tornado cada vez mais importante dentro de todas as áreas. Nos acompanhe! 

O que é o gerenciamento e fiscalização em um projeto de engenharia?

Antes de realizarmos as explicações sobre esses dois tópicos, é importante salientarmos aqui que são processos dentro da engenharia que são independentes e distintos.

Para resumir, o gerenciamento de obras está caracterizado como um processo amplo que envolve muito mais coisas que somente fiscalizar. Entre eles podemos encontrar:

  • planejamento,
  • direção,
  • coordenação,
  • controle e comando das atividades 

Ou seja, gerenciar uma obra é ter a visão administrativa global do canteiro. É preciso entender que cada parte do projeto requer atenção e, mais importante ainda, que cada área representa a obra de maneira geral. 

Já a parte de fiscalização se refere à uma atuação mais relacionada com auditorias e inspeções. O agente fiscalizador é encarregado de verificar se todas as etapas planejadas estão sendo cumpridas de acordo e se o orçamento previsto vem se cumprindo.

É um trabalho mais que necessário no canteiro de obra, mas fica sem se relacionar a fundo com as atividades administrativas e gerenciais.

O gerenciamento

O gerenciamento começa já na parte do projeto e pode se estender até a finalização da obra.

Esse processo de gerenciar consiste em aplicar um olhar mais amplo, do qual faz parte uma visão decisória, preventiva e corretiva. Tem a participação ativa em todas as áreas envolvidas na obra, tendo uma visão mais complexa e aprofundada sobre todos esses sistemas.

É capaz ainda de prevenir e solucionar problemas de forma como foi planejado durante o projeto. É tentar – e na maioria das vezes conseguir – estar sempre um passo à frente, sendo capaz de prevenir qualquer ação indesejada.

As empresas especializadas nesse ramo, de gerenciamento de obras, têm o papel de trazer informações e análises à diretores, engenheiros e gestores. É necessário mantê-los sempre por dentro de tudo que ocorre na obra. Desta forma, fica mais simples facilitar e agilizar o acompanhamento e a avaliação de cada estágio.

A consequência disso é que o cumprimento de prazos e orçamentos se dá com muito menos problemas durante o processo.

A fiscalização

Como é de se esperar, a parte fiscalizadora do projeto/obra tem como princípio assegurar a qualidade dos processos e trabalhos efetuados em um empreendimento. Está incluído nessa parte os seguintes itens:

  • correto cumprimento de prazos
  • manutenção do ritmo de obra
  • otimização para gerar economia
  • outros fatores.

A fiscalização conta ainda com uma equipe especializada e técnica, com conhecimento avançado em normas e procedimentos específicos, sendo responsáveis por dar andamento na obra com qualidade e compromisso. 

Este serviço está sempre relacionado com produtividade e desperdício zero, tanto de materiais quanto de mão-de-obra.

Entenda que o gerenciamento e a fiscalização são INVESTIMENTOS para o seu projeto

Os projetos de engenharia – todos – tem como principal objetivo de ser concluído dentro do prazo, com uma excelente funcionalidade do produto final e, principalmente, ter os menores custos possíveis durante sua execução.

Isso por que um negócio só sobrevive se houver lucro. Então, contratar serviços de gerenciamento e fiscalização de obras é uma grande vantagem. Ele proporciona que cada etapa da obra seja realizada com mais qualidade e foco no cumprimento de prazos. Isso vale para a entrega, quanto orçamento máximo. O objetivo é reduzir os custos e evitar prejuízos e atrasos, nos prevenção de possíveis intercorrências durante a execução do projeto.

Nesse mercado de gerenciamento e fiscalização, é sempre realizado por setores da construção civil, como as construtoras. Porém, com o aumento da demanda e complexidade dos projetos, esse serviço também pode ser encontrado em empresas que trabalham especificamente com esse ramo.

Muitas atuam com independência em relação às construtoras, fornecedores e demais projetistas, dessa forma podem garantir a isenção no caso de dúvidas ou incompatibilidades.

Além do que, quando se tem um investimento nessas áreas, você acaba assegurando o controle orçamentário e a finalização com sucesso do projeto, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Para isso, ao contratar esse serviço, é necessário sempre avaliar a experiência e a expertise dos profissionais envolvidos.

Como analisar os profissionais que gerenciarão a obra desde o projeto?

Quando há investimentos nessa área, é de se esperar que possa ser colhidos bons frutos e, por isso, é bom sempre analisar algumas habilidades necessárias para selecionar o gestor da obra:

  • organização
  • saber lidar com as pessoas
  • ter conhecimentos amplos e multidisciplinares
  • ser experiente e bem treinado
  • capacidade para suportar situações difíceis
  • saber aplicar as metodologias e ferramentas necessárias.

Esse gestor será sempre responsável por muitas negociações. Então, ele não pode hesitar na hora de planejar e investir em suas ideias. Uma pessoa sem essas características não conseguirá gerenciar obras já que terá ainda que contratar e treinar a mão de obra, coordenar as etapas de produção, delegar responsabilidades e supervisionar o cumprimento das tarefas.

Saber como gerenciar obras é um desafio para o qual poucos estão preparados. Suas ações devem ser precisas, mas também flexíveis em certas questões.

Conclusão

Para garantir melhores resultados, sem desperdício de tempo e dinheiro é necessário que toda obra tenha seus gestores e fiscalizadores em cada etapa do processo. Cada vez mais está se buscando realizar trabalhos em curtos prazos com orçamento enxuto.

Mas se você souber e entender realmente o significado de gerenciar e fiscalizar obras todos os seus projetos terão ampla porcentagem de acontecer de maneira eficiente.

A RPeotta é uma empresa que atua em todos os passos de um projeto de engenharia. Nossa equipe é composta por profissionais especializados desde o estudo de viabilidade até a mão de obra do projeto. 

Somos especializados em projetos e consultoria de obras de grande porte, principalmente no ramo portuário, incorporando a experiência de seu corpo técnico, que vem se dedicando a este ramo da engenharia há décadas. 

Consulte a nossa equipe e solicite um orçamento para o seu projeto.

Pronto para falar com um dos nossos Especialistas?

Vamos descobrir juntos como a RPeotta pode ajudar a sua empresa

Contato