Engenharia do Futuro

Por Hamilton Lopes de Miranda Junior – Coordenador de Projetos

A engenharia é uma das áreas mais importantes do mundo moderno, responsável por construir e desenvolver as infraestruturas que sustentam nossa sociedade. No entanto, com a rápida evolução da tecnologia e o surgimento de novos desafios globais, a engenharia precisa se adaptar para continuar sendo relevante no futuro. Diante desse cenário, surge a necessidade de repensar a forma como a engenharia é praticada e desenvolvida, levando em consideração novos métodos, tecnologias e tendências que estão surgindo no horizonte.

Neste artigo, exploraremos as principais tendências e tecnologias que estão moldando a engenharia do futuro e discutiremos como os engenheiros podem se preparar para enfrentar esses desafios e criar um futuro mais sustentável e inovador.

Desafios e tendências para o futuro da engenharia

Vivemos o período pós-pandêmico, quando a realidade das atividades remotas e híbridas passaram ao nosso cotidiano, ao passo que os reflexos econômicos de uma crise sanitária mundial também impactaram o crescimento econômico-financeiro global. A inflação no Brasil, pelo IPC-FGV acumulado, entre fevereiro de 2020 a fevereiro de 2022 foi de 15,2% (FGV IBRE, 2022). Diante desse cenário desafiador, o que as empresas de engenharia devem fazer? Qual o futuro da engenharia?

Segundo a Deloitte (2023), o setor da indústria americana de E&C (Engenharia e Construção) teve um crescimento de 8%, em 2021; e em 2023, os impactos na engenharia envolvem investimentos de U$53 bilhões de dólares, em infraestrutura e formação de força de trabalho para pesquisa e indústria de semicondutores.

No Brasil, os princípios de ESG (Environmental, Social and Governance) ganham espaço nas organizações, enquanto projetos de energias renováveis, infraestrutura multimodal (aeroportuário, ferroviário, rodoviário, portuário), logística e saneamento se consolidam como demandas a serem atendidas pela engenharia brasileira, onde o incremento de complexidade e redução de prazos contratuais são características comuns.

Nesse contexto, a tecnologia, inovação, expertise e capacitação gerencial e operacional são as melhores aliadas da RPeotta.

RPeotta e a engenharia do futuro

O desenvolvimento de projetos de engenharia na RPeotta lança mão dos recursos de modelagem inteligente, ou seja, aos modelos tridimensionais são agregados dados e informações de prazo, custo e recursos necessários à implantação, operação e manutenção do escopo projetado e estudado. Isso garante precisão e confiabilidade para tomada de decisão dos clientes da RPeotta.

Alinhada com a filosofia de melhoria contínua e de valorização de seus parceiros e colaboradores, a RPeotta ampliou suas instalações em 2022, vem investindo em infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação), hardwares e softwares BIM, além de firmar parcerias com faculdades e universidades, facilitando oportunidades para o desenvolvimento de profissionais nas áreas de arquitetura e engenharia.

As áreas administrativa, planejamento, custos e engenharia são integradas por plataforma de gestão de dados e informações que melhoram a experiência dos clientes da RPeotta.

As atividades na RPeotta se fundamentam em conhecimento da necessidade do cliente, inovação, criatividade, colaboração, trabalho em equipe, comunicação assertiva, foco em resultados e estimula seus parceiros e colaboradores à aprendizagem e autodesenvolvimento, princípios que devem nortear os profissionais envolvidos em projetos (Freitas et al.,2021).

O futuro da engenharia passa pela adaptabilidade das organizações, pela capacidade de gerenciar processos, tecnologia e pessoas. A RPeotta está alinhada com as melhores práticas internacionais de gestão e desenvolvimento de projeto de engenharia, visando as expectativas do cliente. A RPeotta está pronta para o futuro!

Pronto para falar com um dos nossos Especialistas?

Vamos descobrir juntos como a RPeotta pode ajudar a sua empresa

Contato